Simpósio debate desafios e oportunidades em um novo patamar da suinocultura nacional

A Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), o Sindicato dos Suinocultores (Sindisuinos) e a empresa Vetmarket Agronegócios, realizaram a 5ª edição do Simpósio Distrital de Suinocultura, no dia 7 de dezembro, no CTG Sinuelo da Saudade (PAD-DF). Cerca de 80 pessoas, entre produtores rurais, gerentes e supervisores das granjas, agroindústria, lideranças do setor, especialistas e parceiros, participaram da ação que trouxe palestras de alto nível, com informações relevantes para a  suinocultura  da região.

Josemar Medeiros, presidente da DFSuin, disse que o evento vem se caracterizando como uma tradição no DF. “Já estamos na quinta edição. É um evento focado tanto nos colaboradores de granja, quanto para os proprietários, com palestras técnicas e informações sobre o setor, na área sanitária, produção e mercado, avaliando desafios e oportunidades”, explicou.

O consultor de mercado da Associação Brasileira dos Criadores e Suínos (ABCS), Iuri Machado, falou sobre a evolução da suinocultura brasileira nos últimos sete anos em crescimento de consumo per capita (kg/hab/ano), maior volume de abate e exportações (in natura), além das oportunidades e desafios para o mercado da suinocultura no Brasil e no mundo. Ele apresentou a perspectiva para a produção de grãos, que interfere diretamente no custo de produção, e comparativos com outras carnes. “Procuramos trazer informações para ajudar o produtor na tomada de decisão. É importante que o produtor se informe de várias fontes e tome suas decisões baseado na sua realidade”, afirmou.

Também foram tratados de assuntos como, Vacinação Massal de fêmeas, tema trazido pela médica veterinária e consultora técnica da empresa Boehringer Ingelheim, Tatiana Fiuza, e Alternativas para o controle de doenças do complexo respiratório, tema debatido pelo gerente técnico da Alivira Saúde Animal, Célio Batista.

O Senar-DF também esteve presente no Simpósio, com os instrutores Hallynny Guedes e Caetano Marinho, que fizeram o encerramento da programação com a palestra motivacional, Felicidade no trabalho como estratégia de gestão. Eles aproveitaram a oportunidade para destacar o trabalho que está sendo desenvolvido em duas granjas associadas, sobre capacitação continuada de líderes e os pilares do ESG (Environmental, Social and Governance) que mede o desempenho de sustentabilidade de uma organização.

O 5º Simpósio Distrital de Suinocultura encerrou com chave de ouro as atividades deste ano e contou com os pratrocinadores, Boehringer Ingelheim e Alivira, e a parceria das instituições: ABCS, Abraves-GO e do Sistema FAPE-DF/Senar-DF.

 

Fonte: Ascom DFSuin

Foto e Cobertura: Luiz Cenci