DFSUIN e ABCS realizam Seminário Técnico sobre atualização da Portaria SDA Nº 798 para Fábrica de Ração

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) junto à Associação de Criadores de Suínos do DF (DFSUIN), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) , realizarão em Brasília, na próxima quarta-feira (16/08), o seminários técnico sobre as atualizações da Portaria SDA N° 798 de 10 de maio de 2023, que estabelece os critérios mínimos e os procedimentos para fabricação e emprego de produtos destinados à alimentação animal com medicamentos de uso veterinário.

O evento acontecerá na região do PAD-DF (Planaltina-DF), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (Auditório Buriti). Não Perca! Essa iniciativa é uma oportunidade para que todos os suinocultores, gerentes de granjas, nutricionistas, veterinários, zootecnistas e demais profissionais que atuam na alimentação animal, possam debater o assunto e tirar suas dúvidas quanto a aplicabilidade da referida norma de alimentação animal.

Os seminários percorrerão oito estados brasileiros e contarão com a participação de três palestrantes para abordar aspectos diferentes da norma. A primeira palestra será com o Auditor Fiscal Federal Agropecuário do DIPOA, que trará o tema “Desmistificando a nova Portaria 798/2023 — Visão do MAPA”. Em seguida, o consultor da ABCS Stefan Rohr abordará o tema “Implementação da nova Portaria 798/2023 no campo”. E para finalizar, a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke apresentará o painel “Antibioticoterapia na suinocultura – cuidados para um uso eficaz e racional”.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o seminário é um ganho para toda a suinocultura. “Nós trabalhamos em conjunto com o Ministério da Agricultura, para que a norma fosse exequível e realista às diferentes unidades e tamanho de plantéis encontradas no Brasil, e isso tem possibilitado uma melhor aceitação da norma e facilidade quanto ao atendimento às demandas da indústria, tornando ela de mais fácil aplicabilidade a todos os produtores”, explica.

“Para atendermos o mercado nacional e internacional, e continuarmos produzindo uma proteína de qualidade e segura, é necessário padronizarmos os procedimentos e processos de forma que todas as fábricas de ração atendam às boas práticas de uso de medicamentos veterinários. Sabemos a importância das normas para continuar o aprimoramento do nosso setor, e no atendimento aos consumidores, assim como o uso responsável de medicamentos e produtos medicamentosos para mitigar a resistência aos antimicrobianos no processo produtivo. Com isso, capacitar todos os colaboradores envolvidos no processo (médicos veterinários prescritores, gerentes, supervisores, colaboradores, responsáveis técnicos dos estabelecimentos e produtores rurais) é fundamental.”, explica Charli Ludtke, Diretora Técnica da ABCS.

Para saber mais sobre o tema Fábrica de Ração, está disponível no site da ABCS uma série de informativos. Acesse o link.

Fonte: ABCS

Texto adaptado: DFSuin