A Central de Compras da Associação e Sindicato de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin e Sindisuínos) realizou este mês, a terceira compra coletiva, com o maior volume de insumos, desde sua reconstituição, em novembro do ano passado. O serviço é oferecido a todos os associados da entidade, mas atualmente, conta com a participação de cinco produtores e de várias empresas amigas, fornecedoras de medicamentos e nutrientes para a formulação de ração suína.
Coordenada pelo gestor executivo da DFSuin, Douglas Rocha, a Central segue atuante, realizando reuniões online com frequência e cotações mensais. “Com o engajamento e cooperativismo entre produtores e vendedores, torna-se viável juntar um pedido maior para conseguir melhores descontos, assim todos saem ganhando”, diz o gestor.
Douglas ressalta que a Associação administra o grupo, mas não realiza compras, os produtos solicitados são faturados individualmente. Ele explica ainda, que a dinâmica da Central de Compras é dividida em três etapas: A primeira etapa é a coleta de dados (volume de insumos demandado por cada granja), em seguida, é solicitado a cotação dos produtos com todas as empresas parceiras. Depois, os responsáveis pelas compras de cada granja analisam os orçamentos, “nem sempre o menor preço ganha, há critérios técnicos que influenciam a tomada de decisão por parte dos compradores”. Por fim, a última etapa é a compra conjunta com as empresas ganhadoras.
“Estamos nos aprimorando cada vez mais para atender as necessidades dos nossos associados, a expectativa é avançarmos possibilitando a entrada de outros produtos para aumentar o mix que está sendo ofertado”, conclui Douglas.
Fonte: Ascom DFSuin