Picanha

Quando o churrasco fica mais nobre…
Este corte nobre contribui decisivamente para o sucesso dos melhores churrascos. O segredo da suculência e do sabor é o mesmo do corte bovino de mesmo nome: trata-se da parte mais irrigada do animal, recoberta por uma camada densa de gordura que ajuda a distribuir o sabor durante a cocção.

E as semelhanças talvez não parem por aí: é igualmente importante cortar a peça no sentido transversal, dobrando-a ao enfiar o espeto, de forma que a gordura envelope a carne. Dessa forma, consegue-se irrigar a peça ao longo de todo o processo. Esse procedimento possibilita assar exatamente a quantidade de carne que será servida. Assim, o pedaço escolhido será consumido imediatamente, livrando-se do tão comum problema do ressecamento das carnes que voltam para a brasa sem serem consumidas.

Mas, atenção: use sal fino no lugar do sal grosso, que, aqui, penetraria com mais dificuldade. E, mais do que nunca, cuide para garantir que a carne seja servida entre “ao ponto” e “mal passada”. Como acompanhamento, faça uma salada simples de cebola, mas de efeito surpreendente: corte a cebola em fatias finíssimas, coloque numa vasilha com bastante azeite extra-virgem, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Segredo: usando dois garfos, revolva as rodelinhas até que o gosto acre da cebola desapareça.