Pastelzinho de Carne Suína

É como cabeça de bacalhau, mas ele existe. E não só é pleno de vida como também é riquíssimo em sabor e propriedade – nasceu para acompanhar uma cerveja bem gelada e um papo gostoso. Esse brasileiríssimo pastel de carne suína é simplesmente encantador.

Peça a seu açougueiro para moer 1kg de coxão mole, patinho ou alcatra de suíno. Tem que moer duas vezes, depois de eliminar completamente a gordura. Tempere a carne com alho e cebola picadinhos, duas colheres de sopa de molho inglês (Jimmy ou Lea Perrins), pimenta-do-reino moída na hora e uma colher de sopa de erva doce. Deixe descansar por uma hora.

Refogue a carne cuidadosamente, numa base de cebola e alho bem picadinhos, em fogo alto, com o cuidado de não deixar gerar água. Mexa constantemente para evitar que se formem bolotas. Quando a carne já estiver bem refogada, acrescente seis colheres de sopa bem heias de azeitonas pretas portuguesas, cebola fatiada em tirinhas (“jullienne”) bem fininhas, salsinha e cebolinha picadas. Corrija o sal e a pimenta-do-reino. O recheio do pastel está pronto. Compre uma massa pronta e corte-a em quadradinhos pequenos. Deixe o óleo aquecer ao máximo antes de fritar. O resultado merece uma cerveja “véu de noiva”, por favor.