Peça a seu açougueiro uma peça de costela de 2 kg com bastante carne, cortada para churrasco, como na foto. Na noite anterior, faça vários furinhos, tempere com sal refinado, pimenta do reino moída na hora, 1,5 copo padrão “americano” de vinho branco seco e azeite. Coloque tudo num saco plástico e esfregue para impregnar o tempero. Deixe descansando na geladeira. Na hora de assar, enfie a peça no espeto e cubra com papel alumínio. Coloque-a na parte mais elevada da churrasqueira e deixe “cozinhar” por umas duas horas, virando sempre. Retire o papel alumínio.
Ponha a peça numa distância para dourar. Quando estiver pronta, aproxime o espeto da brasa com a parte com pele colocada entre 15cm e 20cm do calor. Em poucos minutos estará “pururucada”. Elimine a gordura e distribua os nacos de pele pururucada sobre a carne a ser servida. Seus amigos vão falar muito bem de você.
Grandes segredos – Um detalhe vai revolucionar seu churrasco. Numa vasilha, coloque água mineral, sal e seis dentes de alho amassados e picados na ponta da faca. Misture bem. Ao lado, coloque as folhas mais tenras de uma alface lisa. Pegue uma folha, introduza na água de alho, mexa bem para pegar o gosto antes de levar à boca. Além de saboroso, funciona como eficiente digestivo.