Frigoríficos Associados se reúnem com a Dipova para tratar do selo Sisbi

Com o objetivo de buscar soluções conjuntas para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) por parte de agroindústrias do Distrito Federal registradas na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), foi realizada nesta terça-feira (09/03), reunião na Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF). O encontro contou com a participação da DFSuin e Sindisuínos, representantes dos frigoríficos associados, Dipova, Sistema FAPE/SENAR-DF e do Deputado Distrital Roosevelt Vilela, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio na CLDF.

Na ocasião, o setor abatedouros de suínos puderam compartilhar informações e identificar os entraves para a adesão da certificação com o selo Sisbi-Poa, que permite a comercialização dos produtos de estabelecimentos agroindustriais em todo o território nacional, o que possibilita a abertura de novos mercados, contribuindo para a geração de emprego e renda. A Dipova consegue o selo com a chancela do Ministério da Agricultura.

De acordo com o diretor da Dipova, Marco Martins, a reunião foi muito produtiva com manifestação de boas ideias. “Na nossa visão o maior desafio é a parte estrutural dos estabelecimentos, como capacidade adequada de armazenamento, por exemplo.  Então, a proposta que saiu da reunião foi a de montarmos plantas modelo em parceria com o SENAR-DF, e disponibilizar para os frigoríficos do DF.  Aqueles que tiverem condições de construir a partir dessa planta, poderão se basear nas diretrizes dela, alterando suas estruturas”, explica.

Para o empresário da agroindústria Suinoaves, Jairo Vieira, o desafio será encarado com muito otimismo. “Hoje o selo Sisbi é uma necessidade aqui no DF, essa adesão possibilitará a conquista de novos mercados para os frigoríficos locais”, destaca.

“A adesão ao Sisbi por parte de agroindústrias do DF é de interesse de todos nós, iniciativa pública e privada, e representa um passo importante para o desenvolvimento rural do no Distrito Federal. Por isso, a Seagri está empenhada em buscar soluções conjuntas com o setor produtivo, a fim de garantir a segurança dos alimentos produzidos em nosso território”, ressalta a subsecretária de Defesa Agropecuária substituta, Cristyanne Barbosa Taques.

O deputado Roosevelt Vilela, disse que o registro no Sisbi é muito importante para dar competitividade ao segmento que, assim como outras áreas, está enfrentando os efeitos negativos da pandemia. “O setor produtivo está enfrentando muitas dificuldades neste momento e, com isso, é preciso vislumbrar novos mercados e formas de comercialização.”, salienta o parlamentar.

 

Fonte: Ascom DFSuin

Foto: Ascom Seagri-DF