O primeiro webinar realizado pela DFSuin/Sindisuinos em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), ocorreu na última quinta-feira (05/11). Com o tema: “Adequação de manejo e instalações para atender o BEA na Suinocultura”, o encontro contou com o acesso de 30 participantes, entre eles, gerentes e colaboradores das granjas, também estudantes de medicina veterinária e zootecnia.
Na palestra, o médico veterinário Iuri Machado, explicou que a garantia do bem-estar dos suínos está relacionada com a ambiência, com uma boa saúde e alimentação e uma boa funcionalidade das instalações. A abordagem destacou ainda, os seguintes itens: Até que ponto a legislação é um fator importante para a suinocultura no Brasil? O quanto o mercado consumidor tem se movimentado nesse sentido? E o quanto o BEA pode trazer de benefícios para o setor em produtividade e sustentabilidade?
Segundo o veterinário, ainda não existe no Brasil uma legislação específica para o bem-estar animal. “Inclusive a ABCS tem cobrado essa normativa junto ao MAPA, visando trazer segurança jurídica ao produtor brasileiro”. Enquanto isso, a suinocultura nacional tem utilizado como referência a legislação europeia para atender os pré-requisitos dessa tendência mundial. Iuri ressalta que a gestação coletiva foi o assunto mais polêmico desde 2011, quando iniciou o debate de BEA no Brasil.
De acordo com Iuri, as maiores agroindústrias de proteína animal do país, assumiram publicamente o compromisso de atender os critérios de bem-estar. Atualmente, as equipes de produção das granjas, dos transportadores e dos abatedouros são constantemente capacitadas para proporcionar o máximo de conforto para eliminar o sofrimento dos animais durante todas as fases da granja até o abate. “Existe uma pressão grande no mercado consumidor manifestada por meio de ONGs, que são mais rigorosas até mesmo do que a legislação europeia, a qual nos espelhamos”, disse o palestrante.
No encerramento, foi apresentado sugestões de manejo e instalações para as granjas conceberem um projeto de adaptação pensando no bem-estar dos suínos, garantindo que os animais alcancem os indicadores técnicos, sem sofrimento.
Fonte: Ascom DFSUIN