Projetos

Projeto Imunocastração em Suínos

O projeto de Imunocastração é uma parceria entre a empresa Pfizer – Saúde Animal e os produtores associados da DFSuin. A vacina para castração imunológica é aplicada nos  suínos machos inteiros, em duas doses, sendo administradas com intervalo de 4 semanas. A primeira dose prepara o sistema imunológico do suíno e não altera a função testicular. A segunda dose estimula uma resposta de anticorpos, os quais bloqueiam a ação da substância responsável pela função testicular. Trata-se de Vivax, uma vacina que atua no sistema imunológico do suíno, controlando as substâncias envolvidas no odor de macho inteiro.

A imunocastração é considerada a forma mais moderna e eficaz de castração, por atender aos critérios de Bem Estar Animal e proporcionar melhor índice de conversão alimentar, melhor ganho de peso diário e maior relação carne magra-gordura na carcaça.

Em 2012, mais de 900 animais, produzidos na região receberam a vacina e já estão sendo encaminhados  à indústria para a comercialização. Os frigoríficos do Distrito Federal  são  pioneiros no país, a receberem suínos imunocastrados sem ainda possuírem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Ciclo de Palestras nas Universidades

No intuito de apresentar aos estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição sobre os benefícios da carne suína e os métodos de produção e fabricação para se alcançar um produto de qualidade, a DFSuin em parceria com PNDS e SEBRAE-DF, realiza nas universidades e escolas técnicas, ciclos de palestras sobre a saudabilidade da carne suína. Dividida em três etapas, as palestras são lecionadas por profissionais experientes na área de nutrição, cortes suínos, embalagem e tempero, que falam sobre os nutrientes, as taxas calóricas e os mitos a cerca da carne suína, despertando a atenção dos participantes para sua real característica nutricional e versatilidade no preparo de receitas especiais.

Festival Sabor Suíno

Criado em 2009, o “Sabor Suíno” tem como objetivo desmistificar os preconceitos da carne suína e prestar um serviço ao consumidor, oferecendo um produto versátil, saudável e extremamente saboroso. Consagrado como um dos principais festivais gastronômicos de Brasília, o evento conta com o apoio financeiro do SEBRAE-DF e reúne, todo ano, mais de 40 restaurantes, dispostos a garantir o melhor paladar da carne suína, oferecendo pratos a preços promocionais.

Qualificação Modular nas Granjas

A fim de levar conhecimento e qualificação às granjas de Brasília e entorno, a DFSuin promove a Qualificação Profissional em Suinocultura. O treinamento oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/DF, tem o objetivo de unificar e padronizar os processos produtivos da suinocultura da região. Seis módulos fazem parte do programa, dentre eles, (Manutenção de Granja, Produção, Manejo de Maternidade e Creche), direcionados aos gerentes e colaboradores das granjas e aplicados conforme a demanda de cada propriedade.

Software de Gestão para Frigoríficos

Em 2012, a DFSUIN iniciou o processo de elaboração e implementação do software de gestão da produção em agroindústrias do Distrito Federal. O projeto em parceria com o PNDS, SEBRAE e SENAR viabiliza otimizar o negócio dos frigoríficos associados. A consultoria desenvolvida pela área de tecnologia da informação do SEBRAE/DF teve como objetivo buscar e avaliar um sistema informatizado que ofereça benefícios e atenda as demandas da agroindústria,  como, otimização de recurso, tempo e mão-de-obra.

Programa de Capacitação Total

Em 2010, a DFSUIN, em parceria com diferentes empresas do ramo, desenvolveu um programa cuja ideia principal é a instrução de funcionários, gerentes de granja e interessados. Com um tema diferente a cada edição, o PCT (Programa de Capacitação Total) conta com palestras sobre assuntos variados, como manejo, técnicas, inovação, investimento em pessoal, entre outros. Os palestrantes, enquanto veterinários, são profissionais da área, íntimos do setor, o que é muito vantajoso, pois estão sempre envolvidos com novas tendências e pesquisas aplicadas, trazendo para os associados o que há de mais atual e mais eficaz na suinocultura.

Projeto GEOR de Desenvolvimento da Suinocultura do DF

A DFSUIN e o SINDISUÍNOS, desde 2006, desenvolvem, em parceria com o SEBRAE-DF, SENAR-DF, FAPE-DF e EMATER-DF, um projeto que tem como objetivo fortalecer a suinocultura do Distrito Federal. São diversas ações encadeadas e elaboradas em todos os elos da cadeia produtiva, e que proporcionam as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos projetos internos da DFSUIN e do SINDISUÍNOS. O sucesso desse projeto fez com que a suinocultura do Distrito Federal fosse indicada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, como Arranjo Produtivo Local - APL. Isso possibilita uma maior visibilidade e consequentemente maior facilidade de captação de recursos para o desenvolvimento de novas atividades.

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura

Como objetivo principal, o PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura) visa, objetivamente, ascender o consumo da carne suína per capita no Brasil em dois quilos até o final de 2012.  A inciativa busca criar ações que divulguem e privilegiem a carne suína, demonstrem o quão benéfico pode ser esse alimento e desmistifiquem preconceitos obsoletos que não condizem à realidade. Participam os estados do DF,GO,RS,SC,PR,ES e MG.

O Distrito Federal saiu na frente e ganhou visibilidade nacional. Segundo o site da ABCS (Associação Brasileira de Criadores de Suínos), “A Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) não vem poupando esforços para o aumento de consumo da carne suína.”, o que remete aos esforços e ações incessantes promovidos pela Associação do DF.

A cada ano é formatado um plano de trabalho que contempla ações na produção, indústria e comercialização em paralelo a ações na geração de informações, atuando ao mesmo tempo na modernização e tecnificação da produção e na quebra de paradigmas e preconceitos.


 

Estado Kg/vivo
DF R$ 4,05+ 0,01


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de  18 a 24/11/2017

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 17/11/2017, às 14h, na sede da DFSuin.

 


Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

7° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital