DFSuin promove semana de cursos de cortes no varejo

Cerca de 100 profissionais de açougue das redes varejistas Big Box e Dona de Casa participaram do Curso de Cortes realizado durante os dias 11 e 14 de setembro.  A capacitação contou com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e do Sebrae-DF na consultoria da veterinária Loiane Souza que ministra a palestra de Boas Práticas de Manipulação da Carne Suína, reforçando a importância dos procedimentos adequados na manipulação da carne para evitar a contaminação e garantir ao consumidor a qualidade do produto e a segurança alimentar conforme legislação. Já o mestre açougueiro, Daniel Furtado realiza a parte prática do treinamento e mostra aos açougueiros a melhor forma de aproveitar a carcaça suína, extraindo mais de 50 opções de cortes para disponibilizar nas gôndolas dos supermercados.

Com o objetivo de capacitar novos colaboradores, quebrar paradigmas a cerca da carne suína e incentivar outros hábitos de consumo para agregar mais vendas nas lojas, a rede Big Box aderiu a ação pela segunda vez.

De acordo com o gestor de categorias, Wdilson Alves, as lojas Big Box e Ultrabox trabalham sempre o incentivo do consumo da carne suína, oferecendo na linha Cash and Carry do atacado, cortes embalados que já vêm temperados e marinados, como a picanha, alcatra, fraldinha, costela e o carré, atendendo o consumidor que procura cortes pronto para o consumo. “Após o primeiro curso, inovamos nosso cadastro de opções, antes trabalhávamos vinte cortes, hoje, temos cerca de cinquenta cortes suínos expostos nas gôndolas. Percebemos que quando produzimos peças nobres, ganhamos em rendimento financeiro” declarou.

“A carne suína tem um sabor inigualável e é economicamente atrativa para clientes de todas as classes sociais. Nossos folhetos de oferta sempre tem a categoria carne suína na promoção”, concluiu o gestor.

O treinamento específico para cortes suínos, foi novidade para a açougueira da loja Ultrabox de Planaltina, Keyara Domingos, que participou do curso pela primeira vez. “Fiquei bestificada com as possibilidades de cortes que podemos extrair do suíno. Quando o Daniel separou o patinho, a alcatra, o contra filé e a maminha suína, percebi o quanto se parece com os cortes bovinos. Achei o curso bem prático e proveitoso, com certeza vou levar o conhecimento para minha vida profissional e pessoal”.

Para o gerente de açougue da rede Dona de Casa, James Dias, a importância desta parceria entre a agroindústria e o varejo é derrubar preconceitos que muitos brasileiros mantêm sobre a carne suína. “Colaboradores de todas as unidades estavam presentes no curso e foram participativos. Certamente iremos usufruir deste conhecimento, monitorar e acompanhar a equipe de trabalho na produção de novos cortes, isso será muito benéfico para a empresa”, expressou o gerente.

Prestes a inaugurar sua décima unidade no Distrito Federal, a rede Dona de Casa oferece hoje até 19 tipos de cortes suínos, a partir da capacitação a expectativa é agregar mais 60% desse mix de produtos.

Fonte: DFSuin

Publicado em: 19/09/2017.

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 4,05+ 0,01


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de  18 a 24/11/2017

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 17/11/2017, às 14h, na sede da DFSuin.

 


Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

7° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital