Público da AgroBrasília prestigia II Festival Gastronômico de Carne Suína

A Associação e o Sindicato dos Suinocultores do Distrito Federal (DFSuin e Sindisuínos) em parceria com o restaurante Egon’s realizaram na AgroBrasília, de 10 a 14 de maio, a segunda edição do Festival Gastronômico de Carne Suína. Este ano, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o festival ganhou uma nova identidade visual, as artes gráficas expressadas em banners e painéis com o selo “Escolha mais carne suína”, despertaram a curiosidade de milhares de visitantes da feira.

Durante a evento, o restaurante Egon´s atendeu cerca de cinco mil pessoas no almoço. Com o patrocínio da Bonasa e o apoio da ABCS e Sabugy foram fornecidas 10 meias carcaças suínas para a preparação do cardápio. No evento foi consumido 568 Kg de carcaça, 100 kg de filé mignon suíno, 580 Kg de linguiça suína e 80Kg de bacon. O menu serviu a cada dia da semana um prato diferente: Paella Caipira, Lombo Agridoce Tailandês, Escalopes de Filé Suíno ao Molho Roti, Entrevero Suíno, Feijoada Brasileira Completa e todos os dias, Assado Suíno na Brasa.

De acordo com o chef Jandir Prediger todo o menu criado à base de carne suína teve uma excelente aceitação do público. “Estamos satisfeitos com os resultados de público e repercussão e para 2017 esperamos um acréscimo de 30% no volume de pessoas, pois consideramos, por diversos fatores, como o ano bom”, comentou.

Para o presidente da DFSuin, Ivo Jacó, a suinocultura do Distrito Federal está vivendo atualmente o lema “Cabeça na crise e olhos voltados para o futuro”, mas afirmou que mesmo passando por uma das piores crises do setor, não existiu desanimo para participar da feira. “Além do festival, no estande do sistema FAPE/SENAR, as instituições DFSuin e Sindisuínos levaram informações aos visitantes sobre as qualidades da carne suína produzida e consumida aqui no DF. Outra participação importante aconteceu no estande do SEBRAE, onde frigoríficos associados como Sabugy e SuinoBom, puderam expor produtos e oferecer degustação de cortes especiais e embutidos produzidos, despertando o interesse dos consumidores por vários desses cortes e garantindo uma boa comercialização” declarou.

Encontro Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono na AgroBrasília 2016

Na sexta-feira (13), pela manhã, a DFSuin apoiou o “Encontro Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono”, o evento reuniu um público de cerca de 100 participantes, entre profissionais da suinocultura, estudantes e líderes do setor. Na oportunidade, foram apresentadas as alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola. A ideia era que os participantes conhecessem desde as tecnologias disponíveis no mercado até a aplicação prática desses métodos na granja.  A tarde aconteceu o Dia de Campo na granja Miunça para demonstrar o Tratamento de Desejos na Suinocultura, cortesia do proprietário e presidente do Sindisuínos, Rubens Valentini.

Sidney Medeiros, suinocultor associado e fiscal agropecuário do Mapa, comentou o trabalho que vem sendo realizado por meio Projeto e o alcance das ações em todo o país. “O primeiro trabalho que tivemos foi de desmitificar a eficiência dos biodigestores e também mostrar que há viabilidade econômica na instalação e no tratamento de dejetos. Após isso, podemos notar um interesse grande por parte dos produtores e agora o próximo é identificar os gargalos do setor e tentar propor políticas públicas para solucioná-los”, explica.

Publicado em 23/05/2016

Fonte: DFSuin

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 4,05+ 0,01


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de  18 a 24/11/2017

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 17/11/2017, às 14h, na sede da DFSuin.

 


Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

7° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital