Curso Boas Práticas de Fabricação reúne Frigoríficos e DIPOVA

Dra Cristiane Taques e o consultor Alberoni LealNos dias 15 e 22 de junho, aconteceu o “Curso Boas Práticas de Fabricação a Frigoríficos”, ministrado pelo consultor de Gestão Ambiental/Sebrae, Alberoni Leal. O encontro organizado pela Associação e Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin e Sindisuinos) com apoio do Sebrae/DF, registra a parceria entre Frigoríficos e a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal – DIPOVA. 

De acordo com Alberoni Leal, o objetivo do treinamento é “capacitar profissionais que atuam em unidades processadora de carnes e em frigoríficos de abate de suínos a reconhecer a importância dos programas Boas Práticas de Fabricação (BPF), isso engloba, aspectos de higiene, processo produtivo, melhorias nos equipamentos e, até mesmo, nos relacionamentos dos funcionários”. O consultor ressalta que é fundamental que esses profissionais saibam identificar e avaliar o estágio destes programas na sua empresa, a fim de aprimorar ferramentas de gestão de qualidade, seguindo os parâmetros tecnológicos apropriados e padrões legais vigentes, estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores.

 Esse momento importante entre empresários e fiscalização, teve a presença da diretora do DIPOVA, Cristiane Taques e oito inspetores do órgão, além de proprietários, gerentes e responsáveis técnicos de quatro frigoríficos – Suínoaves, Sabugy, Suínobom e Gran Sabor. Dentre os assuntos abordados, foi destacado os “Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’S) e a elaboração do Manual de Boas Práticas”, assim houve um nivelamento dos conceitos de como colocar a legislação em prática.

Para Loiane Mayra, médica veterinária e responsável técnica do frigorífico sabugy, participar do curso foi uma experiência válida, pois o produto que passa por este processo de qualidade transmite credibilidade ao consumidor. “Agregar essas ferramentas de boas práticas a indústria é bom tanto para a empresa, que vai poder oferecer um produto de qualidade ao mercado, quanto ao consumidor, que terá a garantia desse produto”, destacou. Loiane frisou ainda, sobre a importância desse momento de interação entre Dipova e Frigoríficos, “o encontro ajudou a quebrar barreiras e a entender que o órgão de inspeção não é um punidor e sim um parceiro de trabalho”.

 Próximos PassosEncerramento

No encerramento, houve uma breve avaliação do treinamento com Patrícia Ferreira, gestora do setor Agronegócio Sebrae/DF, Alexandre Cenci, presidente da DFSuin e alguns associados que participaram do curso BPF. Durante a reunião, foi exposto a necessidade de agendar um encontro entre frigoríficos, diretoria e fiscais do Dipova, no intuito de levantar os principais pontos para elaboração de um projeto em parceria com o Sebrae que vai conter, “Acompanhamento de um Consultor nos Frigoríficos e Elaboração do Manual de Boas Práticas”, dando continuidade no processo de gestão de qualidade, exigido pela legislação. De acordo com a gestora, essas ações serão iniciadas ainda este ano.

 

 

 

 

 

 

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 3,91


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de 10/10 a 16/11/2018

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 09//11/2018, às 14h, na sede da DFSUIN

Cotações anteriores (2018)

 

Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

8° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital