DFSuin e Sindisuínos realizam PCT sobre Imunocastração de Suínos

Direcionado aos produtores, frigoríficos e fiscais da inspeção distrital e federal, a DFSuin/Sindisuínos em parceria com a empresa Zoetis realizaram na última sexta-feira (6) na sede da FAPE-DF, o II módulo do Programa Capacitação Total de Suinocultura – PCT, que abordou o tema: “Imunocastração na produção de carcaças de alto valor para a indústria de carne suína”, ministrado pelo palestrante José Peloso, médico veterinário e consultor da Zoetis.

Na ocasião, o veterinário Leandro Koga apresentou as tecnologias e benefícios da Vivax, vacina para imunocastração de suínos que visa a melhoria dos resultados zootécnicos e da qualidade da carne, usada como alternativa de castração para o controle de odores de animais destinados ao abate.

No Distrito Federal, alguns suinocultores praticam a técnica de imunocastração em suínos machos e fêmeas, no caso do produtor Alexandre Cenci, 100% do seu plantel é imunocastrado para o abate. “Eu vejo a tecnologia de forma bem positiva porque ajuda bastante na redução do manejo e dos custos com medicação devido ao corte da cirurgia convencional, além de atender a questão de bem-estar animal evitando o estresse de uma castração cirúrgica”.

O produtor ressalta outro benefício da imunocastração, que é agregar valor à carcaça suína.  “Quando diminui a gordura e aumenta a quantidade de carne magra, você está valorizando o produto, assim o produtor consegue ser mais competitivo no mercado, ofertando e fornecendo um produto de melhor qualidade aos clientes frigoríficos”.

De acordo com José Peloso, o objetivo da palestra foi promover a conscientização do uso de técnicas de imunocastração e mostrar aos participantes os benefícios que a tecnologia traz para a cadeia de produção, bem como, redução da mortalidade suína, menor gasto com medicamentos, melhora de conversão alimentar, benefícios de qualidade de carcaça, maior quantidade de carne magra, menor espessura de toucinho, maior profundidade de músculo e principalmente o bem-estar animal, já que a técnica é realizada por meio de vacinação.

Para Cenci a capacitação foi um momento de esclarecimento de dúvidas técnicas entre frigoríficos, produtores e a inspeção do DF. “É sempre bom debater assuntos assim com embasamento na ciência e na presença de um especialista, que traz conhecimento e informações atuais para todos os elos da cadeia produtiva”, conclui.

 

Fonte: Ascom DFSuin

Publicado em: 11/04/2018

 

Últimas Notícias

DFSuin e rede Big Box selam parceria para o 10º Festival Sabor Suíno

Com um novo formato, o evento chega em 18 lojas do varejo local

Gente de marketing do Big Box, Ana Carolina Ornela, gestor de compras, Wdilson Alves, analista de trade marketing, Felipe Ruan e gestor da DFSuin, Douglas RodriguesA rede de supermercados Big Box confirmou participação no 10º Festival Sabor Suíno – Edição Varejo. Este ano, o evento traz uma proposta diferente de relacionamento, conectando as agroindústrias com o varejo e o consumidor final.

De acordo com o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros, o objetivo do evento é valorizar a produção local de carne suína e fomentar a comercialização em pontos de vendas diretamente junto ao consumidor, apresentando a eles uma variedade de tipos de cortes suínos e formas de consumo. “Nossa expectativa é que essa versão possa trazer mais visibilidade para a nossa campanha em prol ao aumento do consumo da proteína no Distrito Federal. Não iremos medir esforços para que esta edição também seja um sucesso”, declarou.

Leia mais...

PARCEIRO
DO MÊS

Estado Kg/vivo
DF R$ 4,41


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de 10/08 a 16/08/2019

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 09/08/2019, às 14h, na sede da DFSUIN

Cotações anteriores (2019)

 

PANORAMA

Panorama Semanal do Mercado Suíno

Julho 2019 »

« Anteriores

Informativo

8° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital