DFSuin participa do Encontro de Lideranças das Afiliadas da ABCS

O evento contou com a presença de parlamentares que apoiam a suinocultura brasileira e discutiu ações para 2019

Trabalho em equipe e comprometimento com a melhoria do setor suinícola definiram o Encontro de Relacionamento das Lideranças da ABCS. O evento, que foi a primeira assembleia do ano, aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro e reuniu dez associações estaduais e quatro regionais. Participaram do encontro presidentes e gestores das afiliadas da entidade, que apresentaram as principais demandas da suinocultura para 2019.

Presidentes e gestores se organizaram em grupos de acordo com suas regiões para discutir a agenda de trabalho da ABCS. Em dinâmica, os líderes definiram em consenso as prioridades no âmbito nacional a serem trabalhadas durante o ano nas esferas política, técnica e de marketing. As discussões tiveram como destaque temas como biosseguridade, reparcelamento de dívidas, Instrução Normativa nº 14 e bem-estar animal.

Representando a DFSuin, o presidente Ivo Jacó de Souza e o assistente administrativo, Douglas Rocha, apresentaram três demandas, sendo duas da área política e uma de marketing. Todas elas foram aceitas como ações prioritárias para serem atendidas pela ABCS, ao longo deste ano.

Demandas apresentadas:

  1. Como se adequar nas condições segundo as mudanças da legislação da normativa 14, que trata de fábricas de ração;
  2. Licenciamento Ambiental para os estabelecimentos da suinocultura -Nivelamento dos critérios adotados  nas unidades da federação para definição das taxas  na obtenção de licenças ambientais;
  3. Intensificar a política de divulgação  do consumo da carne suína,  expandindo ações  de  apresentação de cortes e preparações de pratos  em setores mais populares  das cidades (ex: interior ou periferia);

O Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, elogiou o envolvimento das associações afiliadas e reforçou o compromisso da nacional para 2019. “Estamos reunidos para definir prioridades e trabalharmos em conjunto para trazer desenvolvimento e resultados positivos para o nosso setor. Tivemos um encontro de construção conjunta que definiu nosso ano de trabalho e tenho certeza que construíremos uma realidade ainda mais brilhante para a nossa atividade".

O evento mostrou também, as perspectivas políticas do setor suinícola diante do novo governo. O Instituto Pensar Agro, a Frente Parlamentar da Agropecuária e a Frente Parlamentar da Suinocultura vão trabalhar para que os projetos do agronegócio sejam debatidos e para orientar os parlamentares em suas atividades e a ABCS acompanhará o trabalho de perto. Questões de sanidade animal e seus impactos no mercado e no consumo da carne suína também foram discutidos, com a apresentação da diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke.

Publicado em: 22/02/2019

Fonte: DFSuin com informações da ABCS

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 4,19


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de 16 a 22/03/2019

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 15/03/2019, às 14h, na sede da DFSUIN

Cotações anteriores (2019)

 

Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

8° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital