Faculdades do DF recebem Workshop Gastronômico de Carne Suína

Faculdade LS - turma da manhã

Para levar informações atuais sobre a suinocultura nacional, segurança alimentar e os benefícios do consumo da carne suína com foco na nutrição infantil, saúde da mulher, nutrição na terceira idade, associado à atividade física e saúde humana; a DFSuin/Sindisuínos em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Sebrae promovem de agosto a outubro, três edições do Workshop Gastronômico de Carne Suína nas faculdades de nutrição.

De acordo com a gestora executiva da DFSuin, Daniela Albuquerque, a iniciativa tem o objetivo de desmistificar conceitos a cerca da proteína e aumentar o consumo da carne suína no Distrito Federal. “Entendemos que esses profissionais da área de saúde são importantes formadores de opinião e multiplicadores de informações, que nos ajudarão a passar esse conhecimento à população instigando o consumo local”, disse.

O encontro com os estudantes tem um formato que integra conhecimento teórico e prática. No primeiro momento acontece a palestra de saudabilidade com o tema: “Conhecendo o Mundo da Suinocultura”, ministrada pela nutricionista Thaliane Dias. Em seguida, tem oficina gastronômica com o Chef André Rabelo, que mostra a versatilidade da carne suína, através de receitas saborosas feitas com diversos cortes suínos e de fácil preparo para o dia a dia nas refeições dentro do lar.

No dia (10) deste mês, na faculdade Anhanguera, em Taguatinga Sul (DF), o chef monitorou uma oficina prática no laboratório de nutrição, onde os alunos colocaram a mão na massa e elaboraram duas receitas à base de carne suína: Hambúrguer com molho de ricota e rúcula; Bisteca Suína ao molho de cebola caramelizada, acompanhada de purê de abóbora. Já na Faculdade LS, no Campus Taguatinga Sul, o Workshop aconteceu em (28/08) e contou com a participação de 60 alunos de Nutrição, dos turnos manhã e noite. Na ocasião, o chef André Rabelo preparou quatro receitas de encantar os participantes, que depois puderam degustar todos os pratos apresentados.

“O evento foi maravilhoso, tive a oportunidade de aprender muito e tirar dúvidas a respeito da proteína, sem falar que o chef André Rabelo, deu um show na produção de hambúrguer artesanal de carne suína”, declara Alex Queiroz, estudante de Nutrição - Faculdade Anhanguera.

Para a aluna da Anhanguera, Joyce da Silva, o Workshop trouxe informações que ela desconhecia, agora, com o conhecimento adquirido, ela promete que irá repassar as informações às outras pessoas. “Eu amei essa oficina, aprendi diversas coisas sobre a carne suína que antes eu não sabia, ou, que tinha pouco conhecimento. É uma carne que quero ter sempre em casa e vou recomendar para minha família, amigos e futuros pacientes, além de explicar a todos seus benefícios nutricionais para o corpo humano”.

A terceira e última edição do Workshop Gastronômico de Carne Suína deste ano será realizado na instituição de ensino Faciplac do Gama, no dia 23 de outubro, com expectativa de receber mais de 100 estudantes dos cursos de Nutrição e Educação Física.

Fonte: Ascom DFSuin

Publicado em: 25/09/2018

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 3,96

"MANUTENÇÃO"

Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de 13/10 a 19/10/2018

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 11/10/2018, às 14h, na sede da DFSUIN

Cotações anteriores (2018)

 

Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

8° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital