DFSuin realiza PCT sobre Custo de produção na suinocultura e Impacto das reações adversas causadas por vacinas

Mais de 100 pessoas foram capacitadas no 3º módulo/2018 do Programa Capacitação Total de Suinocultura (PCT), que aconteceu no dia 21 de junho, no restaurante Quinta da Mata, localizado no PAD-DF. O evento foi promovido pela Associação e Sindicato de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin e Sindisuínos), em parceria com as empresas Boehringer Ingelheim e Vetmarket, com o apoio do SENAR-DF e Sebrae-DF.

Durante três horas de encontro, teve apresentação de duas palestras técnicas. O primeiro tema, “Custo de Produção na Suinocultura – Oportunidades para otimização” foi ministrado por Rafael Kummer, gerente de granjas da Master Agroindustrial (SC), que falou sobre estratégias para gerar oportunidades de negócio e produzir alimento saudável com um custo de produção que se adeque a realidade do produtor de suínos. “A ideia foi discutir melhorias para custo de produção na suinocultura e trocar uma experiência com o pessoal daqui de Brasília, para que os dois lados se beneficiem. Tivemos uma boa participação do público, que fez perguntas importantes e compartilharam conhecimentos com a empresa”, contou o palestrante.

Segundo Kummer, a empresa Master tem 24 anos de fundação, ela possui 30 mil matrizes e produz por ano, cerca de 900 mil animais, atuando também na linha do abate e processamento, com marca própria.

A segunda palestra abordou o tema - “Impacto das reações adversas causadas por vacinas no desempenho zootécnico, econômico e de bem-estar animal”. De acordo com o supervisor técnico da Boehringer Ingelheim, Ricardo Lippke, trazer esse tema para discussão é bastante importante porque dependendo da vacina, o suíno pode sentir alguma reação adversa, por exemplo: Ter febre; ficar deitado por muito tempo sem querer comer, causando diminuição do ganho de peso diário. “Hoje em dia, com a tecnologia das vacinas, não é mais necessário esse tipo de reação maléfica para o animal, que agride o bem-estar dele após a vacinação. A nossa vacina Circoflex, não causa reação adversa e ela protege o suíno da temida circovirose, com uma única dose”, explica o veterinário.

"Nosso objetivo é levar informação e conhecimento de qualidade ao mercado, estimulando sempre o crescimento da suinocultura no Distrito Federal, reforça o médico veterinário Carmos Triacca, diretor técnico da Vetmarket.

Para a gestora executiva da DFSuin, Daniela Albuquerque, o sucesso do evento é fruto do comprometimento da equipe de trabalho, dos associados, que levaram seus colaboradores e do empenho das empresas parceiras. “É gratificante fazer o que gosta com pessoas comprometidas. Este módulo foi uma oportunidade de estreitar laços e fortalecer mais as parcerias”.  Ela destaca ainda, que foi muito positivo o feedback dos participantes, sobre a ideia de realizar o evento no período noturno, “queremos realizar outros módulos do Programa neste mesmo formato”, afima.

Ao final das palestras foi servido pelo restaurante Quinta da Mata, um jantar especial à base de carne suína.

 

Fonte: DFSuin

Publicado em: 05/07/2018

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 3,81


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de 15/09 a 21/09/2018

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 14/09/2018, às 14h, na sede da DFSUIN

Cotações anteriores (2018)

 

Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

8° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital