Suinocultura em destaque na AgroBrasília 2018

DFSuin e Sindisuínos com apoio de parceiros realizaram ações que integrou toda a cadeia da suinocultura

A AgroBrasília chegou em sua 11º edição. Com o tema “A tecnologia digital em favor do campo”, a Feira Internacional dos Cerrados, realizada entre os dias 15 e 19 de maio teve dois espaços inteiramente dedicados à suinocultura, onde foram apresentados os avanços da produção suinícola e suas inovações.  Esta foi mais uma edição em que a Associação e o Sindicato de Criadores de Suínos do DF (DFSuin e Sindisuínos) mostraram a força da suinocultura no Distrito Federal através de uma programação com palestra, exposições, oficina gastronômica e promoção da carne suína, unindo produtor rural, agroindústria e consumidor.

O presidente da DFSuin, Ivo Jacó de Souza, considerou a participação da entidade muito positiva. “Houve uma boa integração de todos os elos da cadeia, frigoríficos, produtores, consumidores, pessoas que têm curiosidade e estão querendo mais conhecimento sobre a suinocultura e sobre a carne suína. Foi bacana e muito gratificante a nossa presença no evento”, destacou.

Na sexta-feira (18), no estande Sebrae/Fape/Senar-DF, a programação iniciou com a Bolsa de Suínos, reunindo produtores e frigoríficos para definir o preço semanal do Kg/suíno vivo, praticado no DF. Em seguida, teve palestra do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – AteG do Senar-DF. A instrutora e técnica de campo da ATeG, Rachel Leão, escolheu dois temas importantes e atuais para palestrar: Imunocastração de suínos e estratégias para diminuição dos custos de produção. “A imunocastração é uma tecnologia inovadora e uma prática que precisa ser incentivada porque está relacionada ao bem-estar animal e à melhoria dos desempenhos zootécnicos”, frisou.

Rachel ressalta ainda, que o tema “Custo de Produção” tem sido uma demanda dos pequenos produtores da região, devido ao momento delicado que a suinocultura vem enfrentando, com margens negativas - alto custo de insumos (milho e soja) e baixo preço de venda do suíno. “Todas as estratégias para contenção de custos e melhor desempenho financeiro da atividade são válidas”, explicou.

No espaço Cozinha AgroShow, o chef André Rabelo apresentou uma oficina gastronômica, mostrando diversos cortes que podem ser extraídos do pernil suíno e explicando que com a evolução genética do animal e uma produção tecnificada a carne suína se tornou uma opção de proteína saudável, além de saborosa e econômica.  A oficina contou com cerca de 40 participantes, reunindo o setor e demais visitantes através da culinária. Após as informações, o chef partiu para a prática preparando receitas que foram degustadas pelos participantes. A ação foi realizada em parceria com o Sebrae-DF e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Para a surpresa dos organizadores, a oficina gastronômica foi prestigiada pelo guitarrista do Natiruts, Kiko Peres. O músico disse que já conhecia o trabalho do André Rabelo e elogiou a didática do chef para ensinar receitas. “Foi uma aula completa de história e saúde, as explicações que eu ouvi aqui serviram para desmistificar preconceitos e reforçar as informações positivas que eu conhecia sobre a carne suína. A gente sai daqui com vontade de preparar mais carne suína em casa”, declarou.

Moradora de Buritis (MG), Maria das Dores Lopes, visitou a Feira e não perdeu a oportunidade de participar da Cozinha AgroShow. “Sou admiradora da criação de suínos e achei a oficina fantástica, aprendi novos cortes e com o material de receitas que recebemos da ABCS, dá para preparar carne suína em casa todos os dias”.

Ainda no espaço Sebrae, no estande institucional teve exposição e degustação de produtos dos frigoríficos associados durante os cinco dias. No total foram doados cerca de 50Kg de carne suína. “Graças à contribuição de todos os frigoríficos filiados, conseguimos mais uma vez realizar uma ação completa dentro da AgroBrasília, com informação e promoção de incentivo ao consumo da carne suína”, agradeceu a gestora executiva da DFSuin, Daniela Albuquerque.

Circuito da Suinocultura

No espaço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF) aconteceu o Circuito da Suinocultura, com vídeos e painéis sobre a evolução dos suínos, informações sobre raças nacionais e estrangeiras, manejo de dejetos e sistemas de produção. A iniciativa foi apoiada pela DFSuin e Sindisuinos.

De acordo com a zootecnista da Emater-DF, Cláudia Coelho, na exposição foi comparado o sistema convencional com o uso da cama sobreposta. “Entre as vantagens da cama sobreposta mostramos a economia de água, bem-estar animal e o adubo orgânico de qualidade”. Houve ainda, apresentação dos sistemas de manejo de dejetos, compostagem, como fazer esterqueira e biodigestor. “Além disso, incentivamos o consumo da carne suína demonstrando cortes, pratos e receitas com a proteína”, relatou.

Homenagem aos Agentes Transformadores do Campo

Na tarde do dia 18, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou no Auditório Buriti, sessão solene em homenagem aos 46 agentes transformadores do campo. O ex-presidente do Sindisuínos, Rubens Valentini, recebeu das mãos do presidente da Câmara, Joe Valle, moção honrosa em homenagem à iniciativa: “Produção de energia sustentável por meio da criação de suínos”.

Fonte: Ascom DFSuin

Publicado em 24/05/2018

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 3,96


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de 08/12 a 14/12/2018

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 07/12/2018, às 14h, na sede da DFSUIN

Cotações anteriores (2018)

 

Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

8° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital