Suinocultores Integrados debatem constituição da CADEC no DF

Na tarde desta terça-feira (3) produtores integrados - associados, reuniram-se na sede da DFSuin/Sindisuínos para discutir a criação de uma Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC). Para orientar os suinocultores no debate, o Sindicato contou com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária (FAPE-DF), que solicitou a assessoria jurídica do consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago de Carvalho.

A CADEC é vista como principal dispositivo da lei para equilibrar as decisões acerca da relação contratual. Segundo o art. 6º da lei 13.288/16, cada unidade de integração deve constituir sua CADEC, de forma paritária, com representantes dos integrados e integradores. A lei também estabelece uma série de atribuições e funções que a CADEC deve cumprir.

De acordo com o consultor jurídico, o objetivo da Comissão é garantir uma boa gestão na relação de integração, proporcionando melhores condições e remuneração para as partes. “Sua missão é manter um canal de comunicação para impedir uma decisão unilateral por parte da agroindústria” frisou.

Thiago explicou para os participantes, que o passo inicial para a constituição da CADEC é a escolha dos representantes dos produtores integrados do Distrito Federal e da agroindústria, que deve ser registrado em ata. Em seguida, adota-se um regimento interno, com o intuito de formalizar as negociações.

"A Associação e o Sindicato de Criadores de Suínos do DF (DFSuin/Sindisuínos) apoiam a iniciativa dos associados integrados, e quando a CADEC estiver formada haverá indicação de um representante institucional para acompanhar as reuniões da Comissão que ocorrerão conforme as demandas pautadas pelos seus membros", afirmou a gestora executiva, Daniela Albuquerque.

Para mais dúvidas sobre a composição e funcionamento da CADEC, você pode perguntar no e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Fonte: DFSUIN

Publicado em: 05/04/2018

 

Estado Kg/vivo
DF R$ 3,86


Fonte: CEPEA/ ESALQ
Válido de 16/06 a 22/06/2018

Valor acordado na bolsa de suínos realizada no dia 15/06/2018, às 14h, na sede da DFSUIN

Cotações anteriores (2018)

 

Panorama Semanal do Mercado Suíno

Veja Aqui

Informativo

8° FESTIVAL SABOR SUÍNO

Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital